Por diversas vezes, em variados momentos da vida, tive o emagrecimento como meu objetivo principal. É evidente que a partir do momento em que tracei uma estratégia alimentar, tudo ficou mais fácil. Mas havia outro empecilho: a força mental.
Penso que todos temos nossos gatilhos. Aspirações, desejos e objetivos. Mas usá-los da maneira correta é uma tarefa que exige prática. Tentativa e erro.
Para alguns, a balança pode ser um fardo. Para outros, um alívio. No entanto, ela nada mais é do que a verdade. A reflexão de seus comportamentos. E a verdade pode assustar.
Quando recebi minhas instruções para o emagrecimento, não contestei. Em questões psicológicas, não estava em meu melhor momento e sabia que seria uma dura jornada. Mas pela qualidade de meus pensamentos, não foi.
O comprometimento foi peça chave. Afinal de contas, porque eu "furaria" a dieta se ainda não tinha alcançado meu objetivo?
Uma reflexão inspiradora chegou até mim pelas mãos de duas excelentes fontes: Guilherme e Roney, donos do Senhor Tanquinho, empresa nutricional que hoje conta com mais de 25 mil clientes.
Os autores apontam que existem dois tipos de sofrimento: curto prazo e longo prazo.
O sofrimento de longo prazo é o que passei por anos. Tempo após tempo, me via ganhando peso gradualmente. Afinal de contas, ninguém ganha do dia para a noite.
A situação era de ganho de peso e perda de auto estima. Todo ano precisava comprar roupas novas, pois as antigas já não cabiam mais. E minha saúde foi lentamente se deteriorando. Foi um sofrimento de longo prazo. Durou anos.
Mas existe a outra alternativa: o sofrimento de curto prazo. Tentar mudar o estilo alimentar é difícil. Passar por uma dieta é difícil. Alimentar-se de maneira "desconfortável" por 90 dias é difícil.
Mas, observando os resultados no emagrecimento e na saúde, fica mais fácil. Fica mais prazeroso. Você descobre as comidas que lhe fazem bem. Descobre o que é saúde otimizada. Este sofrimento é de curto prazo. E com disciplina, pode lhe livrar do longo prazo e mostrar uma nova vida.
Basta confiar no processo e na mudança. 99% de comprometimento torna tudo difícil. 100% de comprometimento torna tudo fácil.
Bruno Ladeira é pós graduado em Marketing Esportivo e graduando em Nutrição. Twitter e instagram: @B_delarocha