Jornal Rio grande

Mais vacinas chegam a Rio Grande para atender idosos e profissionais da Saúde

  • Assessoria PMRG
  • 09/02/21 as 7:54

n/d

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (9), a Prefeitura do Rio Grande vai receber mais 2.630 doses de vacinas contra a Covid-19 para atender idosos acima de 85 anos e outras 820 doses para profissionais de Saúde. No dia seguinte e após a distribuição das doses às unidades de Saúde no município, inicia a vacinação em idosos acamados e domiciliados acima de 85 anos.

A notícia foi divulgada pelo prefeito Fábio Branco, durante uma live na página da Prefeitura no Facebook, nesta segunda-feira (8) à noite. Na transmissão, o chefe do Executivo anunciou, também, que a bandeira de distanciamento social controlado na cor laranja vai estar em vigor no Rio Grande, até o começo da próxima semana.

As 2.630 doses são para atender 40% dos idosos acima de 85 anos, explicou a secretária de município da Saúde (SMS), Zelionara Branco. Por isso, “iniciaremos com os acamados e domiciliados, ou seja, o grupo de maior risco, e, a medida que formos cumprirmos a cobertura desse público, avançaremos para atender outros idosos acima de 85 anos que se encontram em uma melhor condição de saúde e que não estejam restritos à condição domiciliar”, esclareceu Zelionara.

Aviso às famílias

Na quarta-feira (10), as unidades de Saúde vão começar a comunicar as famílias desses idosos para receberem as equipes de vacinação. A intenção da Secretaria é vacinar esse grupo de idosos até sábado (13). Não há necessidade deles irem até os postos de Saúde para receber as doses. As equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) irão nos domicílios. “Quem está cadastrado no ESF não precisa sair de sua casa para receber a vacina”, reforçou o prefeito. A secretária Zelionara lembrou que, no ano passado, quem recebeu a vacina contra o gripe H1N1, já está no cadastro da Secretaria da Saúde. Cada unidade de Saúde já possui uma lista de quem são essas pessoas.

É importante que os telefones de contato estejam atualizados junto às unidades de referência para que as famílias sejam informadas da visita das equipes de vacinação. As doses vão estar disponíveis enquanto não forem vacinados todos nesse grupo prioritário.

Mutirão com drive-in no sábado

Além das 2.630 doses para vacinar idosos acima de 85 anos, Rio Grande vai receber do Governo do Estado mais 820 doses para atender os profissionais da área da Saúde que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Zelionara Branco informou que três locais vão ser disponibilizados para vacinar esse grupo prioritário: Centro, FURG (Campus Carreiros) e Cassino.

Nesses espaços – cujos locais vão ser definidos –, serão aplicadas as doses em técnicos de Enfermagem, auxiliares e enfermeiros, médicos e odontólogos. A forma adotada para vacinar esse público é pelo sistema de drive-in. Em cada local será necessário que o profissional apresente comprovante de residência em Rio Grande e documento do Conselho ao qual está vinculado.

Bandeira laranja

Na transmissão pela Internet, houve o anúncio de que o município vai permanecer em bandeira laranja de distanciamento social controlado, pela terceira semana consecutiva. A manutenção da bandeira foi definida em reunião do Comitê Municipal Técnico em Saúde, nesta segunda-feira (8).

A secretária Zelionara Branco afirmou que a manutenção da cor laranja para a bandeira de distanciamento social controlado é conseqüência de alguns fatores. “Estão caindo o número de casos novos e acreditamos que essa redução está muito relacionada à diminuição circulação do vírus. Mas é preciso ficar alerta a qualquer sintoma da Covid-19. Por outro lado, ainda há um alto número de leitos ocupados de UTI. Essa é uma preocupação que requer alguns cuidados”, concluiu.