Jornal Rio grande

Circuito de Cultura Popular oferece 400 vagas

  • Assessoria
  • 25/02/21 as 16:00

n/d

Um circuito de cultura, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, vai promover formação e fomentar projetos de agentes, produtores culturais e artistas de Rio Grande e de todo o Estado. O Circuito de Cultura Popular e Periférica, iniciativa da produtora cultural Ânima e da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), está com inscrições abertas a partir desta quinta, 25.

“Para empreender na área da cultura é preciso se qualificar e há pouca oferta de serviços e cursos neste campo de atuação. Por isso estamos oferecendo um curso gratuito, mas de altíssimo nível, com profissionais que são referência nacional”, explica a responsável pela execução do projeto, Marina de Albuquerque. “O foco é na cultura como atividade econômica, com aposta no empreendedorismo nesta área”, completa.

O curso Políticas Culturais e Economia da Cultura, com duração de 40 horas e realização online, é a primeira parte do circuito. Há 400 vagas disponíveis para agentes e produtores culturais e para artistas com atuação nas mais variadas linguagens, seja dança, música, rima, artesanato, fotografia, cinema, teatro, entre outras. O curso tem 12 módulos e as aulas vão ocorrer nas sextas-feiras e sábados, a partir de 19 de março. “Nosso público-alvo são aqueles e aquelas que fazem cultura nas periferias, mas todos os agentes culturais do Estado são bem-vindos”, explica Albuquerque.

Além do curso, o circuito vai fomentar 40 microprojetos culturais com bolsas de R$ 2.500,00. O fomento será destinado a municípios da região metropolitana e do interior, contemplando 20 cidades, entre as quais Rio Grande. Ao final, os proponentes dos projetos vão participar, ainda, de um seminário presencial em São Leopoldo, para que se estabeleça uma rede entre os produtores, agentes culturais e artistas das diferentes regiões do Estado.

Para se inscrever, é necessário acessar o site animacc.com.br e preencher o formulário de inscrições. O edital completo e mais informações estão disponíveis no mesmo site.

 

Serviço:

O quê: Circuito de Cultura Popular e Periférica do Rio Grande do Sul

Quando: de 19 de março a 25 de abril. Inscrições abertas de 25 de abril a 12 de março

Onde: http://animacc.com.br/index.php/circuitodecultura/

 

  • Compartilhar