Jornal Rio grande

Nova área do Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia no HU

  • Assessoria
  • 25/02/21 as 17:35

n/d

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou, este mês, a nova área do Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia. As instalações, que ficavam no segundo andar da área hospitalar, agora estão localizadas no terceiro andar do Hospital, próximo à Maternidade e ao Centro Obstétrico.  

Com o novo espaço, foi possível ampliar o número de consultórios de cinco para sete. Outra melhoria, é a implantação da Sala de Triagem e a criação da Sala de Reuniões, onde os acadêmicos e residentes podem desenvolver atividades. Além disso, o local conta com um Posto de Enfermagem, possibilitando o preparo e a aplicação de medicações, o que antes era feito em outras unidades. Também foi adquirido equipamento para realização o exame de cardiotocografia que proporciona a monitorização das condições fetais, qualificando a atenção às gestantes do pré-natal de alto risco. 

                                              

Violência sexual e interrupção de gravidez

A estrutura também possui uma sala para o Serviço Especializado na Atenção Integral às Mulheres e Adolescentes em Situação de Violência Sexual e Atenção à Interrupção de Gravidez, denominado como “Serviço Acolher”. Esse é o único espaço da região Sul do estado que atende adolescentes (a partir dos 12 anos) e mulheres (adultas e idosas) que sofreram violência sexual e que realiza a interrupção de gestação, conforme os casos previstos em Lei. O Serviço oferece atendimento emergencial, integral e multidisciplinar, visando o controle e o tratamento dos agravos físicos e psíquicos decorrentes de violência sexual, e encaminhamento, se for o caso, ao serviço de assistência social.  

Atualmente, o Ambulatório realiza, em média, 300 consultas por mês e a ideia é ampliar o atendimento com a nova estrutura, tendo em vista, que além dos atendimentos normais o Hospital também é referência na região em gestação de alto risco.  

Flores 

Como forma de tornar o ambiente do Ambulatório mais acolhedor, os consultórios receberam nome de flores e foram pintados de acordo com a cor predominante de cada flor, são elas: Violeta, Rosa, Margarida, Hortênsia, Girassol, Gérbera e Lavanda.  

 

Sobre a Rede Ebserh                                                           

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. 

  

Unidade de Comunicação Social do HU-Furg/Ebserh 

  • Compartilhar