Jornal Rio grande

Projeto cultural da Zona Oeste tem inscrições até domingo

  • Assessoria
  • 26/02/21 as 15:40

n/d

Estão abertas até este domingo, 28, as inscrições para participar do projeto “Cultura da Zona Oeste: A Comunidade e sua Arte”, uma das iniciativas selecionadas pelo Programa Municipal de Incentivo e Fomento à Arte e à Cultura – Procultura, da Secretaria da Cultura do Rio Grande.

O projeto busca dar visibilidade para manifestações culturais e estimular a produção de conteúdo nas comunidades da Zona Oeste da cidade, que engloba os bairros bairros São Miguel, Santa Rita de Cássia, São João, Bosque, Arnaldo Quessada (Cohab IV), Vila Maria dos Anjos, Recreio, Carlos Santos, Cidade de Águeda, Santa Rosa e Castelo Branco. Com esse objetivo,  ele é aberto para jovens de 14 a 23 anos, de qualquer bairro, que estejam interessados em participar. 

A proposta é que os alunos do projeto gravem um documentário mostrando um pouco da história das comunidades e da vida de moradores que já produzem arte e cultura na região. Além disso, servindo de qualificação para a filmagem do documentário, os participantes assistirão a oficinas de Educomunicação, Comunicação Comunitária e Produção Musical. Elas tratarão de temas como a produção da notícia, trilha sonora e fotografia, oferecendo um aprendizado que vai ser colocado em prática durante a produção do documentário que terá essas comunidades como protagonistas.

Os interessados devem se inscrever até domingo, 28, preenchendo o formulário disponível no link: https://forms.gle/mWyZbHiWVs8EJCc47.

No total, serão cinco encontros por oficina, sendo a primeira a oficina de Educomunicação ministrada pela produtora e jornalista Rachel Hidalgo, dia 1º de março, às 9h e de forma remota em razão da pandemia. Aqueles que não puderem assistir às oficinas no horário marcado terão acesso posterior ao conteúdo, que ficará gravado. A previsão é que ocorra um encontro por semana. 

 

Procultura

O Procultura é o Programa Municipal de Fomento e Incentivo à Cultura, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura. Estimula a produção cultural na cidade em suas diversas manifestações artísticas, incentivando a circulação, acesso e descentralização dos bens e serviços culturais. 

                                                                                                                    

Texto: Marina Fagundes

Ilustração: Matheus Acosta
 

  • Compartilhar