Jornal Rio grande

Idosos acima de 84 anos estão sendo vacinados a partir deste sábado

  • Assessoria
  • 26/02/21 as 20:54

n/d

Para a secretária de Município da Saúde, Zelionara Branco, as ações mais duras vem na tentativa de realização de um controle uma vez que Rio Grande, no momento, ainda está numa situação controlável no que tange a casos ativos e novos da doença e ocupação da rede hospitalar. “Mas é importante que nós estejamos pensando ações para o futuro”, destacou. “Frente a isto, já desencadeamos várias ações desde o dia de ontem (quinta-feira, 25). A primeira delas foi o envio de  projeto à Câmara de Vereadores visando a abertura de crédito para compra de vacinas. A ação seguinte é garantir acesso ao atendimento daquelas pessoas que tenham sintomas e necessitam de diagnóstico, agilizando resultados de testes e atualizando os protocolos nas unidades de saúde e ampliando atenção nos pronto-atendimentos e na retaguarda hospitalar”.

Zelionara Branco observou que, “em função da condição que hoje o estado se encontra, não é possível manter o tempo-resposta para testagem, já que o Rio Grande do Sul está com um volume muito grande de demanda de testagens na região metropolitana, o que acabou afetando também a nossa região. Mas temos este compromisso de agilizar as testagens aqui no Município”, reiterou a gestora.

Sobre a vacinação no município, a secretária de Saúde confirmou que as 2.540 doses de vacina recebidas nesta sexta-feira, 26, serão destinadas à vacinação dos idosos na faixa de 84 anos. A vacinação deste público inicia neste sábado, 27, por meio de um drive-thru que vai ser montado no Largo da antiga Rede Ferroviária Federal (antiga Estação Central). Na segunda-feira, 1º de março, as doses vão estar disponíveis nas unidades de saúde dos bairros.

Outro ponto destacado pela titular da SMS foi a reformulação do Plano de Contingência do Município, criado no ano passado, que já está em curso. Um dos objetivos do Plano será oferecer os serviços de saúde de forma ágil e resolutiva, com uma perspectiva de ampliação da capacidade de atendimento pelo Sistema. “A realidade de 2020 era uma. Hoje temos uma realidade diferente. Já estamos dialogando com as nossas retaguardas e serviços de apoio, visando ampliação de ofertas de leitos e serviços”, antecipou.

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

  • Compartilhar