Jornal Rio grande

Grupo Mulheres Daqui lança coleções de moda no Dia Internacional da Mulher

  • Assessoria
  • 04/03/21 as 16:22

n/d

O grupo de costureiras Mulheres Daqui, vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) da Furg, lançará virtualmente, no dia 8 de março, as suas primeiras coleções de moda da temporada, com uma live na página do Nudese no Facebook, a partir das 15h.

A ação acontece através do curso de Aperfeiçoamento em Costura, realizado em parceria com o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh) e o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). O grupo de oito integrantes da comunidade rio-grandina é incubado pelo Nudese em um espaço anexado ao CCMar.

"Durante a pandemia, já trabalhávamos em conjunto auxiliando o HU-FURG e o CCMar na confecção de enxovais e máscaras. E aí surgiu a vontade dessas mulheres de se constituírem como uma cooperativa", explica a coordenadora do Nudese, Lúcia Nobre.

O curso de Aperfeiçoamento é realizado desde o dia 4 de janeiro. O Nudese é o fomentador e organizador do grupo, reforçando o seu apoio a projetos que tenham enfoque na promoção do desenvolvimento por meio de geração de trabalho e renda. Ao HU-FURG/Ebserh cabe o fornecimento de tecidos, linhas e tecidos, para a confecção das peças destinadas às áreas assistenciais do hospital.

O curso segue os protocolos de segurança vigentes e tem previsão de término para março, totalizando 90 horas de carga horária. Unindo prática, aperfeiçoamento e atualização de técnicas de costura, as aulas possibilitam a padronização da costura e das peças produzidas, garantindo mais qualidade à confecção dos materiais.

Evento de lançamento                                

No dia 8, será realizado o lançamento virtual das seguintes coleções: Cuidados Covid (máscaras e porta-máscaras), Personalidades Femininas (camisetas e ecobags com estampas de personalidades femininas como Frida Kahlo, Elis Regina e Rita Lobato), Preocupação com o Meio Ambiente (ecobags confeccionadas com material reaproveitado) e Cuidados (jalecos e calças, aventais e toucas de cozinha, toucas e buchas de banho).

A live terá a presença da coordenadora do Nudese, Lucia Nobre, do diretor do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar), Lauro Barcellos, da chefe do setor de Hotelaria Hospitalar do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh), Alexandra Rodrigues, e da representante da Associação Mulheres Daqui, Rosani Freitas.

Além do lançamento oficial da Associação, também haverá a apresentação das coleções confeccionadas pela Mulheres Daqui: Cuidados Covid, Personalidades Femininas, Preocupação com o Meio Ambiente e Cuidados.

 

Secretaria de Comunicação - Secom | FURG

 

  • Compartilhar