Jornal Rio grande

Sistema Eproc, do Tribunal de Justiça, é atacado por hacker

  • Redação JRG
  • 11/11/20 as 14:26

n/d

No início da tarde desta quarta-feira, um hacker invadiu e modificou a página inicial do sistema Eproc, usado por advogados e servidores da justiça. Na página inicial passou a constar a seguinte inscrição: "Hackeado por *****". além de ofensas ao que chamou de "sistema de justiça corrupto" e a foto de um jovem rapaz, com o rosto parcialmente coberto, supostamente o hacker.

Alguns minutos depois, a página retornou à sua configuração normal. Advogados, no entanto, relatam que, após o ocorrido, perceberam instabilidades no sistema (o que estaria acontecendo até o momento da postagem desta matéria).

Não se sabe ainda se a invasão comprometeu a segurança dos dados e se o hacker teve acesso a informações de processos e outras questões sigilosas. Até o momento, o TJRS não se manifestou sobre o ocorrido.

 

Atualização: por meto de nota, o Tribunal de Justiça se manifestou, informando não ter havido comprometimento da segurança. Comunicou ainda a correção do problema. Confira o teor completo da nota:

Na tarde desta quarta-feira, o hotsite informativo do eproc foi adulterado por hackers, porém sem comprometimento dos sistemas do Tribunal de Justiça.

Constatou-se que o ataque não atingiu processos e outros bancos de dados do Judiciário estadual.

O problema já foi corrigido, com o reforço de proteção para impedir novos acessos, bem como medidas já foram adotadas para rastrear a autoria do ato.

Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação