Jornal Rio grande

Equipe da FURG vence o Desafio de Robótica Petrobras

  • Comunicação RoboCup
  • 20/11/20 as 9:43

O Desafio de Robótica Petrobras consiste na programação de robôs voadores autônomos (drones) capazes de inspecionar e operar em faixas de dutos petrolíferos sem qualquer intervenção humana. As equipes precisaram cumprir vários desafios durante a semana do evento, como identificar problemas nos dutos, identificar e calibrar gases, entre outras tarefas que acumulavam pontos.  A equipe da FURG foi a que conseguiu mais pontos,  seguido pela LASER-UAV, da Universidade Federal da Paraíba, e da FlyingU2, da USP/UFSCAR. O Desafio de Robótica Petrobras é desenvolvido em parceria com a Petrobras desde 2019. 

Esse ano, toda a prova foi adaptada para um simulador online. "Conseguimos reproduzir a prova para o formato virtual exatamente como ela acontece presencialmente, dessa forma os estudantes tiveram que utilizar os mesmo códigos e programação, como se tivessem com o drone em mãos" explica o coordenador do desafio, professor Tiago Nascimento, da UFPB.

"Estamos muito felizes pelo resultado. Este ano o desafio foi ainda maior, com toda a equipe trabalhando à distância por causa da pandemia, por isso é muito satisfatório conseguirmos um resultado como esse, é um reconhecimento e um orgulho pra todos nós"  comemora o professor Paulo Drews, orientador da equipe Hydrone, da FURG.

 

Competição Brasileira de Robótica

A Competição Brasileira de Robótica (CBR) é a maior competição de robótica do Brasil, realizada pela RoboCup Brasil em parceria com o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Voltada para estudantes do ensino superior, pesquisadores e pós graduandos, é composta por 16 categorias que reproduzem problemas do cotidiano, onde robôs autônomos (sem qualquer intervenção humana) devem realizar tarefas corretamente. Esse ano, devido à pandemia do novo coronavírus, todo o evento foi realizado de forma virtual, durante os dias 10 a 14 de novembro, com transmissão ao vivo pelo youtube.