Jornal Rio grande

Guarda Municipal Ambiental foi lançada na manhã de ontem

  • Assessoria
  • 28/11/20 as 15:57

n/d

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, por intermédio da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) e da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), esteve realizando na manhã desta sexta-feira (27), o lançamento da Guarda Ambiental Municipal. A cerimônia foi realizada no Parque Urbano do Bolaxa e contou com a presença de autoridades.

Prestigiaram o ato, o prefeito Alexandre Lindenmeyer, a Procuradora da República, Anelise Becker, o procurador-geral do Município, Ricardo de Biasi, o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Morrone, a secretária adjunta da SMMAS, Greicy Preto Pereira, o comandante da PATRAM, o 1º Sgt. Igor Lessa Lima, o vereador Rovam Castro (PT), o representante do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO), Arceni Machado, o superintendente do DATC, Francisco Fialho, o vice-presidente da Associação de Moradores do Bolaxa, Valter Fernandes, além da comandante da Guarda Municipal, Eliana Soares Moreira, de moradores locais e comunidade em geral.

Em sua fala, o prefeito Alexandre Lindenmeyer definiu o momento como especial e saudou a comunidade. “Um dos principais patrimônios da APA da Lagoa são as pessoas, os moradores que sempre estão cuidando meio ambiente. Vivemos num país extraordinário, e especialmente nossa cidade, tem um ecossistema rico pelo qual temos que zelar.” comentou.

O prefeito agradeceu os envolvidos na execução do projeto, entre eles o Ministério Público Federal pelos esforços que possibilitaram a aquisição dos equipamentos, e comentou sobre as ações a serem desenvolvidas pelo Grupo de Ações Ambientais da Guarda Municipal. “Existem outros locais além da APA que precisam ser preservados e haverá muito trabalho pra Guarda Ambiental Municipal juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente. Não principalmente por ações de repressão, mas por um trabalho que estimule e valorize o sentimento de pertencimento da comunidade.”

A procuradora da República, Anelise Becker relatou a satisfação do Ministério Público Federal em contribuir para a concretização do projeto.  “Na ideia de que o poder público consiga chegar a resultados relevantes para a comunidade esse é um momento importante e é muito simbólico o lugar escolhido para a realização da cerimônia”, destacou. Anelise finalizou desejando que o grupo seja bem-sucedido nas suas ações.

Guarda Ambiental Municipal

Proposto inicialmente por José Ricardo Pereira, enquanto atuava como Guarda Municipal, o Grupo de Ações Ambientais da Guarda Municipal foi instituído pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, pelo Decreto nº 15.769 de 2018. Resultado da soma de esforços de diversos órgãos, a equipe é formada por servidores qualificados para atuação focada na proteção ambiental e tem como funções: Proteger o patrimônio ecológico do município, fiscalizar áreas de relevante interesse ambiental, zelar pelos recursos naturais, cooperar com demais órgãos de defesa civil e coibir atos infracionais contra o meio ambiente, entre outras ações.

Para o trabalho que será desenvolvido pela Guarda Ambiental Municipal, diversos equipamentos operacionais como viatura, uma lancha, câmeras, drone, rádios e outros materiais fundamentais para execução do trabalho foram entregues, oficialmente.