Jornal Rio grande

6º BPM deflagra Operação Papai Noel para intensificar combate ao crime no período de fim de ano

  • Matheus Magalhães da Silva
  • 01/12/20 as 15:45

n/d

Nesta terça-feira, 1 de dezembro, foi feita a cerimônia de início da Operação Papai Noel, já tradicional movimento de reforço e intensificação das operações da Brigada Militar para coibir assaltos e furtos a lojas e consumidores bem como fiscalizar o comércio de produtos de origem ilegal na cidade. A solenidade ocorreu no Quartel do 6º BPM na rua Honório Bicalho. Estiveram presentes Paulo Renato Mattos Gomes, vice-prefeito da cidade, Luiz Carlos Zanetti, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Major QOEM Oberdan do Amaral Silva, que assumiu o comando da Brigada Militar na cidade. 

Na solenidade, o vice-prefeito Renatinho ressaltou que a Prefeitura Municipal busca trabalhar em unidade com a Brigada Militar em defesa dos interesses comerciais e econômicos da cidade. Ele também aproveitou o momento para cumprimentar publicamente o Major Oberdan: "seja muito bem vindo a nossa cidade, tenho certeza dessa capacidade do povo de acolher as pessoas, um povo trabalhador, e que o senhor muito rapidamente vai se adaptar a nossa cidade fazendo aquilo que o senhor faz e tem feito durantes muitos anos que é trazer segurança para a comunidade". Ele também ressaltou a importância da Operação Papai Noel na manutenção da segurança e tranquilidade para lojistas e trabalhadores, sobretudo no ambiente de uma pandemia.

n/d  

Luiz Carloz Zanetti reforçou que a CDL tem tradição em ser parceira da Brigada Militar e que é muito importante a presença da segurança junto ao povo riograndino. Ele também fez um balanço sobre os efeitos da pandemia no comércio local "A gente vive em um momento diferente, um momento de incertezas onde a pandemia castigou muito a nossa cidade e vem castigando muito o nosso comércio e nesse momento da contaminação nos deixa preocupados". Porém, o presidente do órgão se mostrou positivo em relação ao que espera da movimentação do comércio no período de fim de ano. "Nós temos a certeza que vamos ter segurança, não só para os lojistas, mas também para os consumidores e para a nossa comunidade em geral", finaliza.

Por fim, o Major Oberdam tomou a palavra e agradeceu a presença das autoridades e imprensa. Ele também qualificou a informação, provida pela imprensa, como uma arma muito importante para a democracia. "Fui convidade pelo comando para esse desafio de vir aqui para Rio Grande trabalhar, considerei uma horna porque é uma unidade histórica da Brigada Militar", sublinha. Natural de Santo Ângelo, o Major ressaltou que trabalhou em diversas partes do estado: "Toda essa gama de conhecimento eu agrego aqui junto com a experiência de meus colegas e do nosso Major Castro, que já vinha respondendo pelo comando e fez um bom trabalho, me deixando uma responsabilidade muito grande". 

"Nós somos servidores públicos,nós estamos aqui para servir ao público, ninguém é melhor que ninguém e uma comunidade só se desenvolve se tiver segurança", destaca. Ele falou que a missão da Brigada Militar é trazer segurança para todos os segmentos da cidade, desde o empreendedores até os trabalhadores: "Eu considero a Brigada Militar como a principal instituição que garante a democracia neste país, trabalhando 24 horas para trazer segurança para a população seja pobre, remediado ou rico". 

n/d