Jornal Rio grande

Fábio quer a duplicação da ERS-734 e da Socoowski

  • Assessoria
  • 01/12/20 as 18:14

Antes mesmo de tomar posse, o prefeito eleito de Rio Grande, Fábio Branco (MDB), já iniciou tratativas e estudos para tirar do papel duas obras estruturantes: a duplicação da ERS-734 (trecho entre o Pórtico e a Junção) e da Avenida Roberto Socoowski. 

Em documento encaminhado à Comissão de Transição indicada pelo atual prefeito, Alexandre Lindenmeyer (PT), Fábio pediu informações sobre as obras que estão em andamento, sobre as que estão planejadas para iniciar nos próximos meses e sobre os recursos que estão contemplados em carta consulta do governo federal e junto a instituições financeiras.

“Nesse ponto, uma das prioridades é a duplicação da Roberto Socoowski. Por se tratar de uma obra estruturante e de grande porte, precisamos saber o quanto antes a situação do projeto e quais as formas de viabilizarmos os recursos financeiros para tirar a obra do papel”, explica Fábio. 

n/d

Rua Roberto Socoowski

Em relação à duplicação da ERS-734, o prefeito eleito e o superintendente dos Portos, Fernando Estima, já vinham tratando do tema anteriormente junto ao governador Eduardo Leite. No fim do mês de setembro, o Leite assinou decreto autorizando que empresas privadas custeiem a obra. Em troca, as empresas teriam isenção no ICMS devido ao Estado. 

“Semana passada tivemos uma reunião virtual com grupos empresariais de grande porte que possuem atuação em Rio Grande. Infelizmente a Refinaria Riograndense, que inicialmente participaria do programa, anunciou que não irá mais integrá-lo. Por outro lado, estamos em tratativas com o Grupo Guanabara, com a Havan, com o Atacadão e com outros grupos empresariais da cidade. Temos a expectativa de efetivar esse processo já no próximo ano”, avalia Fábio. 

Combate à pandemia

Outra situação que foi questionada ao atual governo são as informações sobre o combate à pandemia. A intenção é buscar informações sobre os protocolos já adotados nas áreas da Saúde e Educação, bem como o que estava planejado para a temporada de veraneio no Cassino.

Anúncio do secretariado

Fábio ainda não definiu data para o anúncio dos primeiros nomes que integrarão o primeiro escalão do governo. A única confirmação é de que, à medida que os secretários forem confirmados, serão anunciados. 

“O meu vice, Dr. Sérgio Webber, e eu preferimos fazer desta forma. Assim, à medida em que chegarmos aos nomes ideais para cada pasta, o escolhido pode imediatamente começar a trabalhar na transição”, explica Fábio. 

A expectativa era ter iniciado a formação da equipe nesta semana. Porém, o fato de Fábio ter contraído Covid e permanecido os últimos dez dias em isolamento atrasou as tratativas com os partidos da base aliada.