Jornal Rio grande

Menos chuva e aumento na temperatura, a previsão para dezembro na região

  • FURG
  • 03/12/20 as 18:06

Considerando as médias histórias de Rio Grande, dezembro é o mês que menos registra chuva, com aproximadamente 86mm. Já considerando todo o Rio Grande do Sul, a média histórica de chuva é de 126,3mm.

Com relação às temperaturas, as máximas no estado costumam atingir valores entre 23,7°C e 32,2°C e as mínimas oscilam entre 12,5°C e 19,6°C. Em Rio Grande, a média histórica de temperatura para o mês de dezembro é de 22,1°C (Inmet 1981-2010).

A previsão climática indica que a chuva deve apresentar valores próximos ou abaixo da média histórica em todo o Rio Grande do Sul. Em áreas que abrangem os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul, os acumulados de chuva em dezembro devem ser abaixo da média histórica. A redução das chuvas devem ser de, aproximadamente, 30% com relação à média histórica. Já na região de Santo Antônio da Patrulha os acumulados de chuva devem apresentar valores próximos à média histórica. Quanto às temperaturas, estas devem apresentar valores acima da média em todo o estado (acréscimos entre 0,25° e 1°C).

A temperatura das águas superficiais do oceano Pacífico Equatorial segue apresentando valores abaixo da média, ou seja, permanece em atuação o fenômeno La Niña. Há tendência de permanência do fenômeno até meados da primavera de 2021. No Atlântico Subtropical mantem-se as condições de águas superficiais mais quentes que o normal a partir do litoral norte da Argentina até a costa da região sudeste do Brasil. Considerando este cenário, permanece a tendência de redução das chuvas e temperaturas acima da média no sul do país nos próximos meses.