Jornal Rio grande

Ambulância 24 horas em Povo Novo passa a atender neste mês

  • PMRG
  • 07/12/20 as 13:29

A Prefeitura do Rio Grande confirmou que vai estar em operação, até a metade desse mês, uma ambulância para atendimento 24 horas no distrito de Povo Novo. A informação foi repassada pela gerente do setor de Urgência e Emergência – órgão da Secretaria de Município da Saúde (SMS) -, enfermeira Patrícia Silva Vieira. Ela informa que “o veículo vem para qualificar a assistência à comunidade do interior e reduzir o tempo de resposta nessa situação de pandemia”. A ambulância chega com aditivo de novos profissionais, contratados pela gestão da Prefeitura, para qualificar a assistência ao combate à Covid-19.

De acordo com Patrícia Vieira, o veículo é uma reivindicação da comunidade, que havia solicitados para que a ambulância permanecesse na base, em Povo Novo, e disponível 24 horas. Desde 2013, com o remodelamento do Serviço Municipal de Urgência, as bases foram descentralizadas com as equipes sendo fixadas. Porém, a unidade do Povo Novo foi a que permaneceu com uma equipe durante o dia, ou seja, não contava com serviço 24 horas. A comunidade, por meio do Conselho Gestor Saúde, havia requerido à Prefeitura que se mantivesse esse compromisso de ampliar a permanência da equipe por 24 horas, o que acabou sendo atendido.

Com a chegada da pandemia, houve a contratação de pessoal por parte da Prefeitura. Como constava no Plano de Atenção à Urgência do município a ampliação dessa equipe, com a possibilidade de incluir profissionais nos locais mais vulneráveis, a Secretaria de Município da Saúde atendeu a demanda da comunidade do Povo Novo. “Com isso, podemos atender aos moradores com mais presteza e com um tempo de resposta menor”, explica a gerente. Anteriormente, a ambulância mais próxima do Povo Novo estava localizada na Quinta.