Jornal Rio grande

Mostra de cinema do IFRS traz primeiro cine drive-in à cidade

  • Comunicação IFRS
  • 08/12/20 as 1:22

 

Dos dias 10 a 13 de dezembro de 2020 será realizada a 2ª Mostra de Cinema Latino-americano de Rio Grande. Esse ano, a mostra vai acontecer de forma online e gratuita, através do site  https://www.mostraderiogrande.com.br/ . O evento é idealizado pelo OfCine e pelo CineClube, que são projetos de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus
Rio Grande. A instituição é responsável pela realização do evento, junto da Secretaria de Município da Cultura de Rio Grande e do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Rio Grande.

A Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande surgiu em 2019, como um desdobramento de eventos e projetos anteriores do IFRS Campus Rio Grande, como Oficina de Cinema OfCine, a Mostra de Cinema OfCine e o Cinemário – Seminário de Cinema. A mostra surge com o interesse de valorizar o audiovisual latino-americano e tem o objetivo de divulgar e discutir as produções contemporâneas, por meio da exibição de filmes e curta metragens, através do intercâmbio com artistas, pesquisadores e realizadores da região.

Para que a edição de 2020 pudesse acontecer, muitas adaptações precisaram ser feitas em função do isolamento social, causado pela pandemia de COVID-19. Este ano, rastreando intersecções entre as produções cinematográficas latino-americanas recentes, o evento monta sua programação a partir de problematizações contemporâneas apontando caminhos para a sociedade que queremos construir. Seguindo um formato híbrido, com programação virtual - nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro - contando ainda com um Cine Drive-In no dia 9
de dezembro, marcando a abertura do evento.

 

Cine Drive-in

No dia 9 de dezembro vai ocorrer o evento de abertura da mostra, no Centro de Eventos de Rio Grande, com a exibição do filme Arábia, dos diretores Affonso Uchôa e João Dumans. Arábia é uma produção brasileira, lançada em 2017, com classificação indicativa de 16 anos e conta a história de André, protagonizado por Murilo Caliari, um jovem morador de um bairro industrial de Ouro Preto, que encontra o diário de um operário metalúrgico que sofreu um acidente. Esse operário é Cristiano, interpretado por Aristides de Sousa, e através de suas memórias, André
entra em contato com sua comovente trajetória de vida. O filme ganhou diversos prêmios em festivais brasileiros e estrangeiros, como Melhor Filme, Ator, Trilha, Montagem e Crítica no 50º Festival de Brasília e Melhor Filme no 4º Festival La Casa Cine Fest, do Equador.

Para participar do evento foi necessário se inscrever através do site da mostra. O formulário de inscrição foi disponibilizado no dia 28 de novembro, com vagas limitadas, que se esgotaram no dia seguinte. O evento seguirá os protocolos de saúde de prevenção contra o COVID-19, toda a equipe organizadora estará usando máscaras, assim como o público, caso precisarem utilizar os banheiros, que serão higienizados a cada uso.

 

Programação

A 2ª Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande, vai ser dividida em uma mostra principal, mostras paralelas e lives de debates com os realizadores das produções. Para ter acesso tanto a mostra principal, quanto a mostra paralela, será preciso realizar uma inscrição pelo site.

A mostra principal vai ser dividida em três blocos diferentes, cada bloco terá a sua própria seleção, com quatro filmes cada um, totalizando 12 filmes. Os filmes ficarão disponíveis para serem assistidos durante 24 horas. Segue abaixo a programação da mostra principal, dividida pelos dias e blocos, e as lives com os realizadores:

10 a 11/12 - quinta e sexta
Filmes Bloco 1
Tá foda! (4 min)
Às margens das Torres (25 min)
Reduto (13 min)
Conte isso a aqueles que dizem que fomos derrotados (22 min)
Disponível das 19h do dia 10 até as 19h do dia 11/12

Debate com realizadores
Live transmitida no Youtube e FacebookDia 11/12, das 19h até 21h

11 a 12/12 - sexta e sábado
Filmes Bloco 2

Swinguerra (22 min)
La falsa noche (9 min)
Ensaio sobre minha mãe (20 min)
Jogos dirigidos (55 min)
Disponível das 19h do dia 11 até as 19h do dia 12/12
Debate com realizadores
Live transmitida no Youtube e Facebook
Dia 12/12, das 19h até 21h

11 a 12/12 - sexta e sábado
Filmes Bloco 3
Vigília (7 min)
Aurora (15 min)
Retrato n°1 (4 min)
As mulheres pensam (5 min)
Disponível das 19h do dia 12 até as 19h do dia 13/12
Debate com realizadores
Live transmitida no Youtube e Facebook

Dia 13/12, das 19h até 21h


A 2ª Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande também vai contar com cinco mostras paralelas, que estarão disponíveis para serem assistidas durante todos os dias do evento, de 10 a 13/12:
Vídeo Entre-linhas
Fresta
Festiverd
Cineversatil
Fim do Mundo