Jornal Rio grande

Prefeitura recebe Certificação Ouro do Sebrae pelo serviço da Sala do Empreendedor

  • Assessoria
  • 09/12/20 as 10:39

n/d

Foto: Divulgação

Um serviço oferecido pela Prefeitura do Rio Grande recebeu, nesta terça-feira(8), um reconhecimento de ouro. A Sala do Empreendedor, localizada no prédio da Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), foi premiada pelo Sebrae/RS com o Selo Ouro, “uma homenagem que dignifica o trabalho feito pela administração e pela ação dos servidores”, na opinião do prefeito Alexandre Lindenmeyer.

O ato de premiação contou com as presenças do secretário da SMDIT, Cláudio Dutra, do representante do Sebrae, Fabrício Burkert, além do prefeito e de servidores da Secretaria. Um troféu foi entregue pelo Sebrae à Prefeitura. Ano passado, a Sala em Rio Grande já havia recebido a premiação na categoria bronze. Somente em 2020, a Sala do Empreendedor emitiu 1.146 alvarás e totalizou 1.894 consultas de viabilidades.  

O prefeito Alexandre Lindenmeyer lembrou, ainda, que a Sala do Empreendedor manteve atendimento durante a pandemia. Havia à disposição do público o serviço de emissão de alvarás de forma on line, “com efetivo sucesso, garantindo agilidade nos processos e desburocratização”. Para ele, “não houve acaso na escolha do Sebrae para que a Sala do Empreendedor em Rio Grande recebesse essa menção honrosa com o reconhecimento de ouro”. Alexandre desejou que “a estrutura da Sala do Empreendedor seja mantida para a administração municipal, não só como um legado, mas como um modelo a ser preservado”.  

Sebrae

Para conceder a premiação, o Sebrae, junto com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), avalia se a Sala do Empreendedor possui serviços básicos, intermediários e avançados. Os avanços e investimentos promovidos pela gestão municipal na Sala do Empreendedor, a partir de um planejamento traçado pela Prefeitura e Sebrae, resultaram em melhorias para a Sala, fazendo com que a avaliação crescesse e o serviço recebesse a certificação ouro. Na Região Sul, dos 33 municípios, seis salas foram classificadas na categoria ouro, ou seja, Rio Grande e mais cinco.

“Isso é muito bom, porque esses municípios demonstram que acreditam no desenvolvimento pelo empreendedorismo”, comentou Fabrício Burkert. Os serviços prestados na Sala do Empreendedor do município rio-grandino são vários, entre eles, formalizar microempreendedor individual e orientar sobre questões de alvarás. Na Sala em Rio Grande, se trabalha com o alvará on line para microempreendedor individual e para microempresa, além do que os contadores e os empreendedores conseguem acessar um alvará de onde estiverem, podemos fazer todo o processo de forma virtual. “São alguns avanços que Rio Grande fez no último ano para que levasse a certificação ouro.”

SMDIT

“A certificação é um reconhecimento do Sebrae e, agora, a nossa Sala do Empreendedor é uma referência no estado pelo atendimento e respeito aos nossos investidores”, comentou o secretário da SMDIT, Cláudio Dutra. Em 2020, o atendimento via Sala do Empreendedor, mesmo durante a pandemia, e de forma virtual, foi tão intenso quanto no ano passado, recorda o secretário.

Uma empresa de médio ou baixo porte pode fazer todo seu processo, virtualmente, na Sala do Empreendedor. Os serviços oferecidos evitam que os empreendedores tenham que andar em várias secretarias. Na Sala rio-grandina se resolvem diversos problemas deste setor, pois secretarias de governo e outros órgãos, como a Junta Comercial, estão ali representados. Além disso, é prestada consultoria no que diz respeito aos procedimentos burocráticos. Em 2012, 2013, a liberação de alvarás demorava 90 dias. “Hoje, são apenas 5 dias, em média. Isso facilita para que empresas possam investir em Rio Grande”, avalia o secretário Cláudio Dutra.