Jornal Rio grande

Curva de contágios na poligonal portuária apresenta números similares ao auge da pandemia

  • Assessoria Portos RS
  • 09/12/20 as 16:21

Na última terça-feira, 08, foi realizada a live quinzenal de atualização sobre a questão da Covid-19 nos Portos do Rio Grande do Sul apresentada pelo Gestor do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Portos RS João Nóbrega. Foram apresentados os dados coletados na semana entre 28 de novembro e 04 de dezembro.

Nesta semana no Porto do Rio Grande foram entrevistados 2.626 trabalhadores portuários, usuários e caminhoneiros pelos profissionais de saúde nos portões de acesso ao porto público. Foi verificada a temperatura de 6.135 caminhoneiros que adentram pelo Portão 2 e de 1.811 usuários que acessam o Porto Novo pelo Portão 4. De todos os abordados e examinados, não foram identificados sintomas do Covid-19, ou gripe, tais como, febre, tosse e mal-estar ou qualquer outro sintoma suspeito.

Além disso, no decorrer da semana foram realizados 84 testes Covid-19 na Poligonal Portuária, registrando 18 novos casos, sendo 1 na Portos RS, 06 novos casos no OGMO RGe nos outros terminais privados 11 novos casos. Foram efetuados 61 exames Covid-19 na área retroportuária industrial, sendo apontados 16 novos casos nestas dependências. Somou-se então na região do Porto no município do Rio Grande a soma de 34 novos casos.
O estaleiro EBR localizado em São José do Norte, realizou 154 novos testes, e contabilizou 13 novos casos.

Nesta semana não foi detecdado nenhum caso de infecção nas dependências portuárias de Pelotas nem de Porto Alegre.

Seguindo a OS 021/2020 foram consolidados novos protocolos e procedimentos de segurança pela Portos RS, a fim de prevenir a proliferação do Coronavírus no Superporto do Rio Grande. Em relação aos novos casos todos estão sendo monitorados de perto pela Superintendência.

Chama a atenção o fato de que pode-se perceber que desde o começo do monitoramento dos casos, a curva das médias de contaminação semanal por Covid nas dependências portuárias na cidade do Rio Grande está acontecendo em um gráfico semelhante a um V. No auge da pandemia, em meados de julho, a taxa semanal era de 35 infectados, número que baixou ao longo das semanas até o seu menor valor no fim de outubro para uma média de 4 infectados. No mês de novembro, porém, essa média vem apresentando uma curva crescente que levou as médias dessa semana chegarem aos 25,7 casos de infecção.

n/d

n/d
n/d

n/d