Jornal Rio grande

Projeto da FURG é um dos seis a serem impulsionados pelo Desafio Transforma!

  • FURG
  • 10/12/20 as 17:01

Composto de uma rodada de investimentos, o "Desafio Transforma!" foi lançado em setembro, e contou com 232 projetos inscritos. Deste montante, dez chegaram à final, incluindo o projeto de Letramento Multimídia Estatístico (Leme) da FURG. O evento, organizado pela Fundação Banco do Brasil, realizou o anúncio dos vencedores na última quinta-feira, 3, em uma transmissão ao vivo, alusiva a comemoração dos 35 anos da instituição; a qual contemplou o programa inscrito pela Universidade.

As instituições selecionadas receberão um investimento social de até R$ 500 mil cada, para reaplicação de tecnologias sociais, soluções inovadoras para problemas sociais, que somam saberes populares e da ciência, para assim gerar impactos socioambientais positivos.

O Leme

Desenvolvido desde 2012 e responsável pela transformação de crianças e jovens em pesquisadores aplicados, o Leme atua conforme temáticas de interesse para as comunidades atendidas, criando instrumentos de pesquisa e coleta de dados, na intenção de realizar estatísticas para devolver ao local trabalhado. Obtendo grande sucesso nos últimos oito anos, os idealizadores, do Núcleo de Educação Estatística (NEE), do Instituto de Matemática Estatística e Física (Imef) da FURG, pretendem expandir a iniciativa no Brasil e no mundo, para promover o direito humano de alfabetização estatística.

Em 2019, o Leme recebeu reconhecimento internacional ao ganhar o título de Melhor Projeto de Letramento Estatístico do mundo, promovido pela Associação Internacional de Educação Estatística (Iase).