Jornal Rio grande

Evento nesta sexta, 11, marca o dia do marinheiro na cidade

  • Matheus Magalhães da Silva/Assessoria Marinha do Brasil
  • 10/12/20 as 18:07

Nesta sexta, 11, é comemorado o dia do marinheiro. Nesta data importante para a Marinha do Brasil, Rio Grande será palco para uma cerimônia que celebra o braço marítimo das Forças Armadas. O evento será presidido pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Henrique Renato Baptista de Souza e terá a presença de autoridades civis e militares. A organização do evento ressalta qus os protocolos da pandemia serão respeitados e todos devem usar máscaras e manter distância. 

A cerimônia também acompanhará ao vivo o lançamento ao mar do submarino "Humaitá", além dos avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) bem como a integração das seções de outro submarino, o "Tonelero".

n/d

Submarino "Humaitá" ainda em construção - Marinha do Brasil

O Dia do Marinheiro é celebrado em 13 de dezembro, data de nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Tamandaré. Nesta data, são prestadas honras militares e o hasteamento do pavilhão do Patrono da Marinha, acompanhado de salva de 19 tiros de canhão. A Medalha Mérito Tamandaré, criada em 1957, é uma homenagem destinada a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha.