Jornal Rio grande

Graças ao Tecon Rio Grande, Wilson Sons conquista o Prêmio Exportação 2020

  • Redação JRG/Assessoria
  • 31/10/20 as 13:11

n/d

Foto: Divulgação

A Wilson Sons é um dos destaques da 48ª edição do Prêmio Exportação pelo trabalho realizado no Tecon Rio Grande. A premiação concedida pela ADVB/RS valoriza o desempenho das empresas gaúchas no cenário exportador. O terminal de contêineres do Porto do Rio Grande foi ganhador na categoria Serviços de Suporte à Exportação, que distingue empresas que se sobressaem como prestadoras de serviços e suporte à exportação no gerenciamento dos trâmites aduaneiros, no planejamento dos procedimentos e na administração da logística envolvida neste processo. A cerimônia de premiação deverá ocorrer dia 1º de dezembro, no Parque da ADVB/RS, em Porto Alegre, a céu aberto devido a pandemia do Covid-19.

Um dos mais importantes terminais de contêineres do País e uma das instalações mais competitivas na América do Sul, o Tecon Rio Grande conta hoje com mais de 3 mil clientes importadores e exportadores e vem se notabilizando no transporte ao exterior de cargas relacionadas ao agronegócio. De janeiro a setembro de 2020, 58% das cargas movimentadas pelo terminal foram relacionadas à exportação e 27% à importação. Entre os principais produtos movimentados, estão arroz, tabaco, madeira, frango congelado e carne suína.

Cerca de 5% dos produtos do agronegócio chegam ao Tecon Rio Grande pelo modal fluvial, via Tecon Santa Clara. Hoje 25% das cargas movimentadas no terminal hidroviário são commodities, como madeira e frango congelado. A maior parte das mercadorias transportadas são destinadas à exportação e tem como origem as cidades de Triunfo, Taquari e Garibaldi.

Entre os serviços disponibilizados pelo Tecon Santa Clara estão o fornecimento de energia para contêineres reefers, possibilidade de estufar e desovar produtos no armazém, além de entrega de carga fracionada ou completa nos seus destinos.

Para o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, o reconhecimento da ADVB “é fundamental para o estímulo às empresas exportadoras gaúchas e para que o Estado retome a sua posição de destaque no mercado internacional. Certamente aumenta nossa energia para continuarmos, cada vez mais, inovando para melhor atender nossos clientes".

  • Compartilhar