Jornal Rio grande

Fatos e Coisas de Antanho - 14/12

  • Redação JRG
  • 14/12/20 as 11:22

n/d

 

14 de dezembro de 1930

Pelo paquete “Annibal Benevolos” regressou ontem de Porto Alegre, onde fora em objeto de serviço, o distinto amigo, sr. Dr. Antonio de Meirelles Leite, ilustre prefeito do nosso município.

Bazar Francês ... Faz verdadeiro sucesso a exposição de brinquedos feita durante o dia e à noite de ontem pelo antigo e conceituado Bazar Francês.

Não menor foi o êxito que obteve a acreditada Casa Moll com as magníficas exposições de brinquedos em sua matriz, à rua General Bacellar e filial à rua dos Andradas. Ambas foram visitadíssimas.

 

15 de dezembro de 1930

A Câmara de Comércio dirigiu ao sr. Dr. Antunes Maciel, secretário da Fazenda do Estado, o seguinte telegrama referente à circulação dos Bonus do Thesouro do Estado:

“Conforme reclamações gerais do comercio sobre dificuldade de circulação do bônus, agora agravada pela recusa de todos os bancos locais, notícia da imprensa sobre substituição do bônus por títulos da dívida pública do estado alarmou o comércio, absolutamente impossibilitado face a difícil situação atual de imobilizar capital. Esta Câmara espera providencias capazes de fazer passar essas dificuldades, resultantes da medida anunciada,  pelos males que dela decorrerão. Presidente, Mandes Filho, secretário Werneck Filho”.

Segundo comunicado recebido pelo Dr. João Fernandes Moreira, secretário de Obras Públicas, o Dr. Antonio Pradel, da Diretoria de Obras do Porto e Barra do Rio Grande, comunica que nas sondagens efetuadas naquela Barra constatou-se que, referente à navegação que se destina ao Rio de Janeiro, o canal de leste apresenta a profundidade de 9 metros e, para a que se destina à Montevidéu e Buenos Aires, o canal de oeste está com 8,80 metros. Verifica-se assim a grande profundidade nos dois canais e, consequentemente, a facilidade de navegação.