Jornal Rio grande

Projeto Cidade Digital irá interligar 105 prédios públicos

  • PMRG
  • 14/12/20 as 17:16

n/d

Mapa da rede interligada - PMRG

Com o objetivo de interligar mais de 100 equipamentos públicos do município, através de uma rede de internet estável e rápida, a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, está finalizando a implantação do projeto Cidade Digital. A proposta irá oportunizar internet de qualidade para escolas da rede municipal, postos de saúde, CRAS, sedes de secretaria e pontos descentralizados, entre outros equipamentos públicos do município, visando qualificar o trabalho realizado e a transmissão de informações entre os locais. 

A rede de fibra ótica se estende por cerca de 65 km, desde o Bairro Santa Tereza até o Parque Marinha. A parte que se refere à infraestrutura, como o cabeamento junto aos postes, já foi concluída e agora a equipe trabalha na configuração dos equipamentos nos prédios públicos. A rede será destinada para uso interno, para o trabalho dos servidores do município. Na rede de ensino, porém, também poderá ser disponibilizada a professores e alunos, para uso em atividades escolares. 

O gestor da SMDIT, Cláudio Dutra, explica que o projeto foi criado há alguns anos a partir de um convênio firmado com o então Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e que começou a ser executado em 2017.  

Segundo a SMDIT, a conexão terá velocidade média de 200mbps. Entretanto, a capacidade de tráfego de dados será de até 1gbps na maioria dos pontos. Em seis locais, essa capacidade será de 10gbps, pois são os pontos onde é necessária maior disponibilidade para o fluxo de informações: Gabinete de Gestão Integrado; Secretaria da Fazenda, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo e o Gabinete Executivo, no prédio da Prefeitura. Também conforme a SMDIT, o valor investido é de R$ 1.680.000,00, recurso do MCTIC, juntamente com a contrapartida de 10% por parte da Prefeitura.  

Internet gratuita à população

O projeto Cidade Digital também possui o objetivo de fornecer internet gratuita e aberta à população em diversas áreas públicas, como parques e praças. Neste primeiro momento, apenas o Rincão da Cebola está recebendo o serviço, porém o projeto tem capacidade de expansão para até 1024 pontos. “Está prevista a instalação de alguns pontos de internet pública, o que também vai favorecer a população, disponibilizando acesso à internet de forma gratuita”, acrescentou o secretário.