Jornal Rio grande

Operação averigua cumprimento dos protocolos e medidas de prevenção à Covid-19

  • Assessoria
  • 14/12/20 as 18:56

n/d

n/d

Fotos: PMRG

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Força Tarefa de Fiscalização COVID-19 (Agentes de Trânsito, Guardas Municipais e Fiscais), em conjunto com a Brigada Militar, desenvolveu uma operação integrada na busca por averiguar o cumprimento dos protocolos e medidas de prevenção à doença. As ações foram realizadas, de sexta (11) a domingo (13), em diversos pontos da cidade.

Durante as atividades, foram abordados veículos e pessoas que transitavam nas localidades, assim como fiscalizados diversos estabelecimentos comerciais e centros esportivos. Foram ainda averiguadas denúncias recebidas por aglomeração em festas particulares, bares, e de perturbação do sossego público. Dentre os pontos de atuação estiveram espaços públicos e locais como as ruas Major Carlos Pinto, Luiz Loréa e Av. Rio Grande, além  dos endereções específicos das denúncias.

De acordo com o secretário da SMMAS, Carlos Alberto Brusch Terres, as operações Integradas com a Brigada Militar vem sendo realizadas com frequência nos últimos três meses. Na ação deste final de semana, foram feitas mais de 150 abordagens a veículos, fiscalizados cerca de 20 estabelecimentos comerciais, distribuídas máscaras e feitas mais de 200 abordagens pela Brigada Militar e Guarda Municipal.

“O esforço destes últimos três dias está relacionado ao momento de pandemia que passamos a viver após a edição do último Decreto Estadual de Distanciamento Controlado, no inicio de dezembro.”, disse o secretário. Brusch resaltou também que as ações terão continuidade, mas alertou que a conscientização coletiva e os cuidados pessoais são o que realmente deverão atenuar os efeitos da pandemia.

Além das operações integradas com a BM, o efetivo da SMMAS segue mobilizado incorporando as ações de prevenção ao COVID-19 à sua rotina cotidiana. São ações como o monitoramento dos acessos à praia, a divulgação de áudios informativos e de conscientização em espaços públicos, a verificação de denúncias pelo não uso de máscara e aglomeração, a fiscalização relacionada ao transporte público, entre outros atendimentos, feitos diariamente.

No período de 7 a 13 de dezembro, foram recebidas pela Fiscalização de Posturas e distribuídas para averiguação, 43 denúncias de descumprimento ao Decreto Estadual 17.684. Desde o início da pandemia, as denúncias recebidas somam 1935. O telefone de atendimento é 3233-8463.