Jornal Rio grande

Hospital Universitário tem novo aparelho de mamografia digital

  • Assessoria
  • 31/10/20 as 13:18

 

Ainda dentro do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa (HU-Furg) colocou em funcionamento, segunda-feira passada, 26, o novo aparelho de mamografia digital da Unidade de Diagnóstico por Imagem, que teve investimento de R$ 1 milhão, disponibilizado pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh. 

Com o novo mamógrafo digital, as imagens são obtidas em segundos, reduzindo o tempo do exame e apresenta uma excelente qualidade de imagem, para a visualização de todas as estruturas delicadas do tecido mamário.  

O Físico da Unidade de Diagnóstico por Imagem do Hospital, Alexandre Capaverde, destaca que o tempo para realização do exame caiu de 15 minutos para apenas cinco. “Com isso, poderá ser oferecido um número maior de atendimentos”.

Para viabilizar o funcionamento, o Hospital realizou obras de adequação de sua infraestrutura e treinamento da equipe de funcionários que atuará na mamografia.

Nesta primeira etapa serão oferecidos 20 exames por dia, devendo, posteriormente, chegar a 40. O encaminhamento para o exame é feito pelas secretarias municipais de Saúde ou pelo próprio HU-Furg e o agendamento ocorre na recepção da Radiologia do Hospital. Todo o atendimento é realizado via Sistema Único de Saúde (SUS), não havendo nenhum tipo de cobrança para os pacientes.