Jornal Rio grande

Encceja 2021: provas tem data de inscrição e aplicação marcadas

  • Matheus Magalhães da Silva
  • 16/12/20 as 14:14

n/d

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é um recurso aplicado pelo Inep criado em 2002 pelo Governo Federal que enseja oferecer a possibilidade de conclusão do ensino fundamental e médio para jovens e adultos que não puderam ou conseguiram fazê-lo na idade adequada. Desta forma, muitos jovens e adultos prestam esta prova para poder ter acesso a ofertas de emprego ou para poder ingressar em cursos superiores e técnicos que exijam a conclusão dos ensinos básicos e médios no Brasil.

Dada a pandemia, o Encceja 2021 já tem data marcada e suas inscrições irão abrir entre os dias 11 e 22 de janeiro, Durante este mesmo período, os atendimentos especializados deverão ser solicitados.Já aplicação do exame está marcada para o dia 25 de abril de 2021, ocorrendo em todos os estados da federação.  

A participação é gratuita e a exigência é de, no mínimo, 15 anos completos para jovens que desejam fazer a prova referente ao ensino fundamental e, no mínimo 18, para aqueles que desejam fazer o exame do ensino médio. A exigência do exame é fazer, no mínimo, 100 pontos em cada matéria e ter, no mínimo, nota 5 na redação. Desta forma, já é possível receber as certificações.

Para poder fazer a prova, o participante precisa justificar ausência caso tenha se inscrito para realização das provas de 2019 e 2020 e não tenham comparecido. Caso não haj justificação ou ela seja reprovada, o Inep pede um ressarcimento de R$ 40, que pode ser pago em qualquer banco, lotérica ou agência dos correios. Caso pago, o participante pode voltar a participar das inscrições.