Jornal Rio grande

Covid: guardas municipais estão mobilizados para fiscalização dos protocolos

  • Assessoria PMRG
  • 16/12/20 as 19:06

Além das operações integradas com o apoio da Brigada Militar - como a realizada no último final de semana, o efetivo da Secretaria de Município de Mobilidade e Acessibilidade (SMMAS) está permanentemente mobilizado nas ações de fiscalização do cumprimento dos protocolos para prevenção daCovid-19, pela população.

No que diz respeito ao horário de funcionamento do comércio, o município editou, ontem, um decreto regulando os horários. O comércio pode funcionar de segunda a sábado, das 9h às 20h; enquanto os centros comerciais e shoppings podem funcionar das 10h às 21h, mas obedecendo a limites de público e trabalhadores do local. Festas e aglomerações não são permitidas.

Também está proibida a permanência nas praias e espaços públicos. Os 11 acessos à praia do Cassino continuam bloqueados pela administração municipal. É permitida a circulação de pessoas e caminhadas nos espaços, mas não a permanência.

Denúncias já são quase duas mil

Na última semana a Fiscalização da SMMAS recebeu mais 43 novas denúncias de descumprimento aos protocolos. O total de denúncias recebidas e averiguadas pela Prefeitura, desde o início da pandemia, somam 1.935.

A fiscalização em parques, praias e outras áreas públicas está a cargo da Guarda Municipal e Guarda de Trânsito, com o apoio da Brigada Militar. O telefone para denúncias é o 3233-8463, da unidade de Fiscalização de Posturas. Também podem ser acionados, em situações que podem causar maiores riscos, como festas irregulares na madrugada, a Brigada Militar (190) ou a Guarda Municipal (3233-4582).

O secretário de Segurança, Carlos Alberto Brusch Terres, observa que as aglomerações costumam acontecer a partir da sextas-feiras e durante os finais de semana. Por isto as operações de fiscalização integradas com outros órgãos de segurança tem acontecido nestes dias.