Jornal Rio grande

Fatos e Coisas de Antanho - 19/12

  • Redação JRG
  • 19/12/20 as 11:08

n/d

Coluna criada por Manoel Pinto Ferreira Júnior

 

18 de dezembro de 1930

No vapor Ubá, que saiu ontem do Rio de Janeiro, embarcou de regresso ao Rio Grande o 1º Batalhão do 9º RI, que daqui seguirá com destino ao campo das operações militares assim que irrompeu o vitorioso movimento revolucionário. O navio é esperado em nosso porto no próximo domingo.

Por motivo de haver sido elevado ao posto de inspetor geral do Banco Nacional do Comércio, deixou as funções de gerente da filial daqui nosso estimável conterrâneo, sr. Jayme Trindade. Para substitui-lo foi designado e já assumiu o referido cargo nosso também digno conterrâneo, sr. Gustavo Torres.

Partirá a 28 do corrente desta cidade o Batalhão do Tiro de Guerra nº 1, que se destina a Jaguarão a fim de tomar parte dos festejos comemorativos de inauguração da grande ponte internacional que liga o Brasil ao Uruguai.

De regresso da sua excursão artística, Matteo Tonietti comunica à sua distinta clientela que acha-se à testa de seu atelier Photografia Tonietti, esperando merecer a mesma confiança de sempre. Também reabrirá suas aulas de pintura, escultura e desenho a partir de janeiro próximo.

 

19 de dezembro de 1930

Nos cartórios de registro civil deste município foram registrados, durante o mês de novembro último, 129 nascimentos, 17 casamentos e três óbitos.

Com permissão seguiu ontem para Porto Alegre o tenente-coronel Gotilieg José Bocorny, comandante da ala esquerda do 4º Batalhão de Infantaria, aquartelado nesta cidade, tendo assumido o comando da respectiva unidade o sr. Capitão Pedro José Martins Tourinho.

Por ordem do comando geral foi posta à disposição do prefeito municipal, para o serviço de policiamento, a 3ª Companhia do 4º Batalhão da BM.

 

20 de dezembro de 1930

Viajando no paquete Itanagé, deverá chegar na manhã de domingo no Rio Grande o sr. Dr. Joaquim Francisco de Assis Brasil, ilustre ministro da Agricultura do Governo da Nova República Brasileira e chefe do Partido Libertador.

Acompanhado da sua exma. família regressou da sua viagem à Europa o estimável sr. Vivian Wigg, vice-consul da Inglaterra nesta cidade.