Jornal Rio grande

Prefeitura homenageia rio-grandinos na Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos

  • Assessoria PMRG
  • 31/12/20 as 10:23

 

Entre as várias ações de inauguração do novo equipamento público Estação Cidadania Cultura “Lagoa dos Patos”, entregue à comunidade rio-grandina neste mês e localizado na Rua Pedro de Sá Freitas na esquina com a Rua das Cocheiras, o prefeito Alexandre Lindenmeyer e outros gestores da atual administração da Prefeitura do Rio Grande participaram de um ato, na tarde de terça-feira (29). Desta vez, eles receberam membros do grupo gestor e familiares que representavam os homenageados que passaram a dar nome aos diversos espaços que compõem o novo centro cultural e esportivo.

Por meio do Decreto 17.778, publicado em 17 de dezembro deste ano, o prefeito definiu que “ficam denominados na Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos, em homenagem às pessoas falecidas de reconhecida relevância social e cultural no município os espaços que compõem o local”. Os nomes foram aprovados em reunião com membros representantes da Prefeitura, da sociedade civil organizada e da comunidade do entorno.

Os espaços e os respectivos homenageados passam a ser conhecidos como: Cineteatro Beto Federal; Quadra Esportiva Sérigo Satt; Unidade de Assistência Social Hélio Mirapalheta Gomes; Biblioteca Érico Veríssimo, conforme Decreto Municipal 3.068, de 1975; Telecentro Vera Lúcia Vasconcelos Borges; e a Pista de Skate do Jóquei.

Neste ato, participaram, além dos familiares dos homenageados e outras dirigentes de entidades, o vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, a secretária do GPPE, Darlene Pereira, o secretário de município do Cassino, Miguel Satt, a secretária de Município da Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Ana Fausta, o vereador Rogério Gomes e Goretti Butierres, representando o secretário da Secult, Ricardo Freitas.

Gestão

A Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos é um espaço administrado pela Prefeitura, por meio de gestão compartilhada entre várias secretarias municipais (Cultura, Cidadania e Assistência Social, Esporte e Lazer e Educação). Juntas com integrantes da comunidade do entorno do empreendimento e da sociedade civil organizada compõem um Grupo Gestor Tripartite, conforme outro decreto assinado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer (17.789, de 17 de dezembro deste ano).

Anteriormente conhecido por CEU Jockey Club, a Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos foi um projeto aprovado no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) pelo Ministério da Cultura e contou com o investimento de R$ 2,3 milhões (recursos do PAC e Finisa). A Estação é composta por dois edifícios multiuso, nos quais estão inclusas salas para atendimento social, biblioteca, telecentro, auditório com capacidade para 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, pista de caminhada e salas multiuso.

O equipamento público já está disponível para toda a população da cidade de Rio Grande, contudo está voltado de forma mais direta aos oito bairros localizados no entorno da região em que o equipamento foi instalado: Vila Braz, Jockey Club, Vila Rural, Vila Eulina, Lagoa, Vila São Miguel, Junção e Vila América.

 

Vídeos

Além da recepção aos familiares dos homenageados nas instalações da Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos, outros atos marcaram a inauguração dos espaços local em datas diferentes. Houve, por exemplo, o plantio de mudas frutíferas, feita em uma ação conjunta da Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA) com a ONG Laguna Sul Ambiental, dia 16/12. Também ocorreu a entrega da pista de skate, divulgada por meio de um vídeo feito pela Associação dos Skatistas do Rio Grande, dia 17 deste mês; e o lançamento da Cápsula do Tempo, enterrada nas dependências da Estação, em outra ação da ONG Laguna Sul Ambiental, na terça-feira (29).

Em função da pandemia da Covid-19 e por uma atitude de prevenção, a gestão da Prefeitura optou por não realizar nenhum ato público de inauguração que promovesse aglomeração. A alternativa do Executivo foi realizar uma live, dia 19, quando o espaço foi, oficialmente, entregue à comunidade rio-grandina.

Confira nos links abaixo o vídeo do realizado pela Associação dos Skatistas, bem como as manifestações de Eduardo Feijó, da ONG Laguna Sul Ambiental e de Leontine dos Santos, da SMEd.

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Confira as imagens (Fotos: Prefeitura do RIo Grande):

n/d

n/d

n/d

n/d

n/d

n/d

n/d

n/d

n/d

  • Compartilhar