Jornal Rio grande

"Vamos respeitar o dinheiro de cada cidadão e falar sempre a verdade"

  • Ique de la Rocha
  • 01/01/21 as 20:54
n/d
Prefeito Fábio Branco durante o juramento. Foto: Facebook

Ao ser empossado no final da tarde desta sexta-feira, 1º de janeiro, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, o prefeito Fábio Branco iniciou seu pronunciamento falando sobre esperança: “Foi esse sentimento que nos trouxe até aqui. Esperança de recuperarmos as centenas de vagas de empregos que tivemos no passado recente. Esperança de melhorar rapidamente a estrutura do município, priorizando a atenção básica da saúde, com mais vagas nas creches, na educação infantil, ensino fundamental e com escolas de qualidade. Oportunidades para as pessoas estudarem, trabalharem e construírem suas famílias no município. Vamos cuidar dos bairros, limpar as calçadas, cuidar da iluminação. O rio-grandino tem a esperança de viver numa cidade mais segura, sem o flagelo das drogas. As pessoas depositaram muitas esperanças em nós e tenho consciência da complexidade da nossa missão. Por isso, vamos trabalhar juntos para não decepcionar”.

A solenidade de posse foi prestigiada por autoridades e lideranças. Após a assinatura do termo de posse pelo prefeito Fábio Branco e o vice, Sérgio Webber, foram entregues a cada um dos novos secretários municipais as portarias de nomeação. Usaram da palavra, deixando os cargos, o vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes e o prefeito Alexandre Lindenmeyer. Depois foi a vez do novo vice-prefeito Sérgio Webber e, por último, o novo Chefe do Executivo, Fábio Branco.

Após a solenidade de posse, o novo prefeito disse à imprensa que já na primeira reunião do secretário, prevista para este sábado, 2, deixará bem claro que uma das prioridades será a desburocratização no serviço público municipal.

 

Fábio: “Antes de tudo temos de fazer o básico”

O pronunciamento do novo prefeito foi feito no final da cerimônia. Fábio Branco observou que “muitas vezes se gasta energia em projetos mirabolantes, mas que fazem pouco sentido na vida das pessoas. Antes de tudo temos de fazer o básico: cuidar da rua, da escola, da segurança, mantermos a cidade limpa e organizada. É o mínimo, mas as pessoas querem e precisam disso e que tenhamos metas. Por isso a partir de amanhã não vamos abrir mão de sempre ouvir pessoas. Vamos respeitar o dinheiro de cada cidadão e falar sempre a verdade. O povo é nosso patrão e devemos a ele lealdade”.

Fábio Branco lembrou que “durante a campanha firmamos vários compromissos. Um deles é a redução da máquina pública e já estamos trabalhando nisso. Assim que terminar os estudos vamos fazer o encaminhamento à Câmara de Vereadores. Prometemos nomear um secretariado qualificado e estamos fazendo. Cada secretário terá nosso plano de governo como seu guia para colocarem em prática. O serviço público precisa andar com a velocidade que os tempos de hoje exigem”.

O novo prefeito disse que “o melhor programa social de um governo é a geração de emprego. Vamos trabalhar para gerar emprego e renda, procurando incentivar a instalação de grandes indústrias e também dos pequenos empreendedores”. Falou, ainda, que “o prefeito não resolve todos os problemas sozinho. Precisamos da contribuição dos servidores públicos, que serão valorizados pelo empenho e os resultados que irão alcançar”. Por último, salientou que não irá governar olhando para trás: “Viemos com a intenção de olhar para a frente e devolver a alegria ao povo do Rio Grande”.

Sérgio Webber: “Queremos fazer uma gestão renovadora”

O novo vice-prefeito do Rio Grande, Sérgio Webber, falou que teve as maiores emoções de sua vida neste último ano. “Estabelecemos, eu e minha esposa Raquel, um laço eterno com essa cidade que tão bem me acolheu há 52 anos e nos deu tudo o que temos hoje”. E complementou: “Queremos fazer uma gestão renovadora e comprometida com o futuro dos riograndinos, sem olhar para o passado, sem fomentar a divisão. Vamos governar para todos e com todos. Esses foram alguns compromissos que firmamos durante a campanha. Serei um vice prefeito leal e disposto a cumprir as funções que a mim forem dadas”.

 

Alexandre: “Desejo sucesso (ao novo prefeito), porque a cidade precisa continuar crescendo”

O pronunciamento de despedida do prefeito Alexandre Lindenmeyer foi breve. Ele agradeceu o apoio da família, do partido e da população. Disse que “foram oito anos muito intensos. Sentimos os impactos dos problemas sociais e econômicos que existem no país, mas superamos adversidades e tivemos muitas realizações em todos os setores. Só tenho a agradecer à população que acreditou em nosso governo e digo que combati o bom combate”.

Lindenmeyer desejou “êxito ao novo governo e sua equipe, porque o que for feito de bom irá beneficiar a comunidade. Queremos uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais fraterna e nossos sonhos continuam. Desejo ao prefeito Fábio Branco sucesso, porque a cidade precisa continuar crescendo”.

 

O novo secretariado

O novo secretariado municipal está assim formado:

Chefe de Gabinete, Rosana Dutra.

Secretário de Coordenação e Planejamento, Júlio Cesar Touguinha de Almeida.

Secretária de Saúde, Zelionara Branco.

Procurador Geral do Município, Enio Fernandez Junior.

Secretário de Cidadania e Assistência Social, Evandro Souza da Silveira.

Secretário do Meio Ambiente, Pedro Fruet.

Secretário da Fazenda, Cristian Kuster.

Secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gilberto Sequeira.

Secretário de Educação, Henrique da Costa Bernardelli.

Secretário de Relações Institucionais, Cláudio Castanheira Diaz.

Secretário da Pesca e Desenvolvimento Primário, Bercílio Silva.

Secretário Especial do Cassino, Sandro de Oliveira – Boka.

Secretário de Gestão Administrativa, Gabinete de Compras e Licitações e interino de Habitação e Regularização Fundiária, Deivid Mendes.

Secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Luis Henrique Drevnovicz.

Secretário de Controle e Serviços Urbanos, da Infraestrutura e do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, Marlon Nunes Soares.

Secretário de Segurança, Anderson de Castro Rodrigues.

Chefe de Gabinete do Vice-Prefeito, Rudimar Machado.

Secretária da Causa Animal, Laurinha Machado Fagundes.

Superintendente do DATC, Rodrigo dos Santos.