Jornal Rio grande

Vereadores querem reabertura da gerência da CEEE no município

  • Ique de la Rocha
  • 04/01/21 as 16:30

n/d

Desde a metade do ano passado Rio Grande perdeu mais um serviço para Pelotas. A Gerência Regional da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), que por muitos anos existiu na cidade, foi fechada e os serviços agora estão centralizados na Princesa do Sul.

O assunto repercutiu na Câmara de Vereadores. Na primeira reunião representativa de 2021, realizada nesta segunda-feira, 4, os parlamentares aprovaram, com 13 votos favoráveis, a formação de uma comissão para dirigir-se à chefia da CEEE em Porto Alegre e ao Governo do Estado para solicitar a reabertura da agência local.

O vereador José Antonio da Silva – Repolhinho (PSDB) lamentou: “Não temos mais a CEEE no Rio Grande. O governo do estado está preparando a licitação para privatização da empresa e fecharam a representação que havia em nossa cidade. Agora, todas as pessoas que desejarem uma ligação ou extensão de rede, só podem fazer o pedido pelo telefone 0800 e aí depende da sorte”.

O vereador reclama que “para fazerem uma ligação o atendimento demora de 7 a 14 dias, enquanto antes em dois dias, um dia e até menos eles atendiam. Muitas vezes se pedia pela manhã e ligavam à tarde. Não podemos perder mais nada. Temos, sim, é de trazer de volta a nossa gerência da CEEE”.

“É um retrocesso”

O vereador Rogério Gomes (Cidadania) destacou que “esta é uma pauta da cidade do Rio Grande. Vários empreendimentos na cidade dependem de análise técnica, como o projeto de iluminação do ABC X, que está em análise e hoje não temos com quem conversar aqui. Em Pelotas está a parte de obras e até um parcelamento depende de lá. A parte comercial também foi toda transferida para Pelotas. É um retrocesso. Independente de ser uma empresa pública, estatal ou privada futuramente, queremos, pela importância da cidade e do porto, uma gerência respondendo pelas demandas da cidade. É uma pauta dos 21 vereadores. Se for o caso de irmos com nosso carro à Porto Alegre, para trazer de volta gerência regional da CEEE, vamos fazer isso”.

Quintal de Pelotas

O vereador Júlio Lamin (Democratas) disse que preocupam as perdas que Rio Grande vem tendo ao longo do tempo, principalmente para Pelotas. "Eu passei mais de um mês tentando ligar para a CEEE e o 0800 deles não funciona. Uma cidade com o tamanho e a importância da nossa não pode ser tratada assim pela CEEE. É inconcebível termos de nos deslocar daqui. Parece que estamos virando quintal da cidade de Pelotas e isso não é possível”.