Jornal Rio grande

O Governo Fábio

  • Ique de la Rocha
  • 04/01/21 as 23:43

Pois iniciamos 2001 com novo prefeito. O que esperar? Só o tempo vai dizer. Não temos bola de cristal e julgamentos precipitados dão uma boa possibilidade para a gente se quebrar. Fábio Branco é uma pessoa trabalhadora e inteligente, que aprende as coisas muito rapidamente. Ouvindo seus pronunciamentos, e mesmo a forma como conduziu a formulação de seu secretariado, parece-nos que as passagens por cargos importantes, no Governo do Estado e na Assembleia, lhe deram mais maturidade. Ele conhece os problemas da cidade e já tem uma boa bagagem, como administrador e como político. Ainda por cima, tem maioria na Câmara Municipal, que é presidida por seu irmão. Como se não bastasse, hoje está afinado com os governos estadual e federal, embora nós já tivéssemos no passado esse bom relacionamento, que não resultou em nada ou beneficiou muito pouco a cidade. Portanto, o panorama para o novo prefeito mostra-se favorável e a bola está com ele. Certamente a população vai ficar na arquibancada, torcendo para que dê certo.

O Governo Alexandre

Na minha opinião, em oito anos, Alexandre Lindenmeyer deixa a Prefeitura do Rio Grande com saldo positivo. Até penso que poderia ter feito mais, mas sua gestão realizou vários projetos que resultaram em recursos para o município, através de empréstimos. Lutou por empreendimentos, como Polo Naval, termelétrica, energia eólica. Infelizmente faltou maior apoio no estado ou em nível federal. O cenário nacional, com o forte desemprego, também não ajudou, enquanto a pandemia praticamente jogou os prefeitos contra a população. Qualquer medida que tomasse para combater o vírus seria criticada, por um lado ou outro.

Mesmo assim, tivemos investimentos em saúde, educação, no Cidade Digital, na Guarda Municipal e de Trânsito, em ciclofaixas.           

De minha parte agradeço ao Alexandre Lindenmeyer pela forma sempre atenciosa com que fui recebido nas vezes que o procurei.

Até o último dia

Aproveitando a saída do antigo governo não posso deixar de destacar o excelente trabalho do Gabinete de Imprensa da Prefeitura nesse período. Especialmente ao Thiago Collares, que demonstrou muita competência e trabalhou com o mesmo entusiasmo e a mesma atenção com os veículos de comunicação até o último dia do governo Lindenmeyer. Gostaria de citar todos os integrantes do setor de Comunicação da Prefeitura nesses últimos anos, mas como correria o risco de deixar alguém de fora apresento os elogios na pessoa do Thiago. Mas todos foram ótimos.

Cláudio Diaz

Fiquei muito feliz em encontrar na prefeitura o ex-vereador e ex-deputado Cláudio Diaz, ex-Chefe da Casa Civil do Governo Yeda, que agora é um dos principais assessores do Governo Fábio, como Secretário de Relações Institucionais. Ele ainda terá pela frente outro desafio, a partir desta quarta-feira, 6. Nesta data Diaz será empossado na presidência do SC Rio Grande. Desejo sucesso nessas duas missões.

“Esse guri vai longe”

Certa vez eu caminhava pela rua General Vitorino, quase esquina da General Netto, quando ouvi uma voz me chamando. Era o então vereador Cláudio Diaz, que encontrava-se acompanhado de um rapaz. O político rio-grandino, de grande expressão no PSDB gaúcho, me apresentou o jovem, que era vereador na cidade de Pelotas, e disse-me: “Toma nota desse nome porque esse guri vai longe”. Era o atual governador do Estado, Eduardo Leite.