Jornal Rio grande

Duplicação da RS 734 começa este ano

  • Ique de la Rocha
  • 08/01/21 as 1:17

O Superintendente dos Portos RS, Fernando Estima, que acompanhou o prefeito Fábio Branco na visita ao governador Eduardo Leite e a secretários estaduais, terça-feira, está otimista com relação às obras de duplicação da ERS 734. Ele acompanhou o Chefe do Executivo na Secretaria dos Transportes para ver a situação do projeto, que está sob a responsabilidade do Daer. Informou-nos que a obra inicia este ano e serão sete quilômetros de duplicação, do Trevo ao Pórtico.

A nomeação dos reitores

Jair Bolsonaro está causando preocupação nas universidades do país ao nomear a profa. Isabela Fernandes Andrade para o cargo de reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Acontece que a escolha de reitores têm obedecido a um critério: a nomeação do mais votado da lista tríplice apresentada por cada instituição federal. A reitora nomeada, que sucede ao atual Reitor, Pedro Hallal, obteve apenas seis votos, contra 56 de Ferreira Júnior, o mais votado.

Nomeação para a Furg a qualquer momento  

O mandato da Reitora Cleuza Maria Sobral Dias na FURG termina neste próximo dia 10. Ainda nesta sexta-feira, 8, poderá ser publicado no Diário Oficial o nome do novo Reitor. As listas tríplices para Reitor e Vice-Reitor foram enviadas para Brasília, levando em conta o número de votos obtidos por cada um.   

A primeira lista tríplice para o cargo de reitor: professor Danilo Giroldo, em primeiro lugar; professor Renato Duro Dias, em segundo lugar; e professora Danúbia Bueno Espíndola, em terceiro.
Segunda lista tríplice para o cargo de vice-reitor: professor Renato Duro Dias, em primeiro lugar; professor Danilo Giroldo, em segundo lugar; e professora Danúbia Bueno Espíndola, em terceiro lugar.

Haverá surpresa por aqui também? A coluna tentou, mas não conseguiu contato com o candidato mais votado, Danilo Giroldo.

Nota da Aprofurg

Tendo em vista o que aconteceu em Pelotas, a diretoria da Associação dos Professores da Furg (Aprofurg) divulgou na quarta-feira, 6, nota, aonde “manifesta solidariedade à comunidade universitária da Universidade Federal de Pelotas  que foi desrespeitada ao não ter o primeiro colocado na pesquisa para escolha do Reitor nomeado. Nesse sentido a  atitude do Governo Federal fere a autonomia universitária, o que é praxe deste governo que se orienta por princípios antidemocráticos e antipovo”.

No final, diz a nota da Aprofurg: “Aproveitamos o ensejo para salientar que aguardamos, na Universidade Federal do Rio Grande, a nomeação do candidato escolhido pela pesquisa junto à comunidade universitária e ratificada pela Consun”.

Falecimento

É com pesar que registro o falecimento, terça-feira, dia 5, do médico Ronaldo Alves Rodrigues, muito admirado pela capacidade profissional e seu lado humano. Com 61 anos, ele estava internado em Porto Alegre para tratamento de câncer, e deixa esposa, dois filhos e um neto. Meus sentimentos a todos os que sofrem com seu desaparecimento, muito especialmente a sua mãe, dona Glorinha Rodrigues, a quem muito estimo e desejo muita fé e força neste momento.