Jornal Rio grande

Ford vai fechar suas fábricas no Brasil

  • Ique
  • 11/01/21 as 17:33

“A Ford Brasil encerrará a produção nas plantas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (Horizonte, CE) durante 2021, à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas. A companhia manterá no Brasil a sede administrativa da América do Sul, o Centro de Desenvolvimento de Produto na Bahia e o Campo de Provas em Tatuí (SP)”. Assim a montadora norte-americana, uma das pioneiras na fabricação de veículos no Brasil, anunciou aos investidores em seu site internacional, nesta segunda-feira, 11, o fechamento de suas unidades no país.

A Ford Motor Company acrescenta que atenderá os consumidores brasileiros com veículos fabricados na Argentina, Uruguai e outros mercados. A empresa manterá “assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul”. Também informa que “irá trabalhar imediatamente em estreita colaboração com os sindicatos e outros parceiros no desenvolvimento de um plano justo e equilibrado para minimizar os impactos do encerramento da produção”.

A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Como resultado, a Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques. As operações de manufatura na Argentina e no Uruguai e as organizações de vendas em outros mercados da América do Sul não serão impactadas. 

  • Compartilhar