Jornal Rio grande

Vacinação contra Covid-19 inicia em Rio Grande; veja quem foram os primeiros vacinados

  • Assessoria PMRG
  • 20/01/21 as 13:22

Na manhã desta quarta-feira (20), o prefeito Fábio Branco participou de um momento histórico para o município, aguardado desde o começo da pandemia: o início da vacinação contra Covid-19 em Rio Grande. O ato simbólico ocorreu na biblioteca da Santa Casa, onde os primeiros quatro rio-grandinos receberam a dose do imunizante. A ação também contou com a presença da secretária de Saúde, Zelionara Branco, do bispo emérito e presidente do Complexo Hospitalar da Santa Casa do Rio Grande, dom José Mário Stroeher, da equipe diretiva da Santa Casa e de representantes do Conselho Municipal de Saúde e da imprensa. Mais informações serão divulgadas em breve.

Para Branco, trata-se de um momento muito importante e simbólico, que representa a “esperança por um futuro mais promissor, principalmente salvando vidas”. “Vamos trabalhar bastante para que a gente consiga realmente atender o maior número de pessoas possível, o mais rápido possível, para que a gente possa retornar e ter um novo normal, é o que nós desejamos. Mas mais uma vez eu digo, até que todos possam ser vacinados, é importante que continuem se cuidando, com higienização, respeito ao protocolo e respeito as pessoas, para que a gente consiga minimizar a situação e, principalmente, evitar que as pessoas precisem dos hospitais”, afirmou o prefeito.

Veja a lista dos primeiros vacinados em nosso município:  

n/d

Veridiana Froes, 44 anos, enfermeira coordenadora da UTI Covid da Santa Casa, foi a primeira pessoa na cidade a ser imunizada

n/d

Sary Aires da Rocha, 63 anos, enfermeira mais antiga em atividade no serviço de Pronto Atendimento do HU-Furg

n/d

Bronislava Loch Kislewski, 95 anos, residente do Pensionato da Santa Casa

n/d

Andréa Valadão, 49 anos, técnica de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde

 

Quem será vacinado nesta etapa

Na terça-feira (19), a secretária de município da Saúde, Zelionara Branco, recebeu, no Centro de Saúde Posto IV, as primeiras 2.750 doses da vacina que serão aplicadas nesta etapa. As vacina recebidas em Rio Grande serão utilizadas  para a aplicação da primeira dose da imunização nos públicos prioritários, da seguinte forma:

- nos 123 indígenas que vivem no município;

- em 486 idosos com mais de 60 anos de idade das Instituições de Longa Permanência (ILPIs), assim como nos trabalhadores destas instituições.

- As demais doses vão para os profissionais da Saúde que trabalham em contato com infectados ou na realização de exames da Covid-19.

Em coletiva à imprensa realizada ontem (19), a secretária da Saúde disse que, em função do número restrito de doses que chegaram ao município, vai ser preciso reorganizar o plano de vacinação municipal que era mais amplo. “Nesse momento, temos condições de atender aos profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19, os que estão realizando a coleta de exames, população indígena, idosos abrigados em instituições de longa permanência (ILPIs) e os trabalhadores que os atendem”, salientou.

A segunda dose da CoronaVac deve ser aplicada quatro semanas após a primeira. De acordo com Zelionara, a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde fez a distribuição das vacinas para 22 municípios da região Sul do estado e Rio Grande optou por realizar a segunda dose da vacina no mesmo público que receberá a primeira, daqui a quatro semanas, ou seja, o prazo máximo previsto pela Coordenadoria. Com isso, a secretária acredita que haverá tempo suficiente para a chegada de nova remessa a Rio Grande.

 

Fotos: Richard Furtado