Jornal Rio grande

1.360 pessoas já receberam a primeira dose da vacina CoronaVac no município

  • Assessoria PMRG
  • 25/01/21 as 16:22

É só o início da vacinação e os cuidados dos protocolos como usara máscara, manter distanciamento social, evitar aglomerações e uso de álcool gel permanecem

n/d

Foto: Divulgação

A vacinação contra a Covid-19 em Rio Grande começou na quarta-feira passada, 20. No ato simbólico realizado na biblioteca do Hospital Santa Casa, que marcou o início da vacinação, quatro pessoas receberam a dose do imunizante produzido pelo Instituto Butantan. Até o sábado, 23/01, de acordo levantamento do Núcleo de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Rio Grande 1.360 pessoas já haviam recebido a primeira dose da vacina CoronaVac em Rio Grande.

Das 2.750 doses recebidas, 735 foram administradas em trabalhadores da saúde da linha de frente contra a Covid-19; 542 foram destinadas e aplicadas em idosos com mais de 60 anos moradores de Instituição de Longa Permanência, e trabalhadores destas instituições; 73 foram aplicadas em pessoas com deficiência residentes de Residenciais Inclusivos Institucionalizados, e 10 doses foram aplicadas em indígenas.

De acordo com o Núcleo de Imunização da SMS, há também quantitativo da vacina que foi entregue em setores de saúde do município onde há atendimento de pacientes confirmados ou suspeitos de Coronavírus, destinadas à vacinação de Grupos Prioritários nessas Instituições. O Núcleo aguarda o envio de planilhas atualizadas desta instituições para atualizar os dados dos grupos vacinados ao final desta segunda-feira, 25.

Nesta primeira leva da vacina CoronaVac, o município recebeu o total de 2.750 doses da vacina para aplicação nos públicos considerados prioritários. A 2.750 doses representarão 2.750 pessoas vacinadas com a primeira dose. A segunda dose da CoronaVac deve ser aplicada quatro semanas após a primeira, conforme orientação dos produtores da vacina.

Na ocasião que marcou o início da vacinação no município, a secretária de Saúde, Zelionara Branco, alertou que a pandemia não acabou e falou sobre a importância de manter o respeito aos protocolos sanitários. “É importante não relaxarmos com os cuidados, manter as ações de prevenção, de distanciamento e de cuidados preventivos contra a Covid-19. É muito importante que a pessoa vacinada tenha essa consciência de que ela permanece em uma situação de exposição e que inclusive terá várias pessoas ao seu entorno que ainda não estarão protegidas”, argumentou.

Novas doses da CoronaVac

Na tarde desta segunda-feira, novas doses da vacina do Instituto Butantan chegaram em Pelotas na 18º Coordenadoria Regional de Saúde, à qual Rio Grande pertence. Na sexta-feira passada doses de uma outra vacina, a de Oxford, chegaram ao estado do Rio Grande do Sul, e também deverão ser distribuídas para Rio Grande.